terça-feira, 20 de outubro de 2015

SÁBADO DE INTEGRAÇÃO COM AS FAMÍLIAS: PARÂMETROS INDICADORES DE QUALIDADE


        No dia 17 de outubro de 2015 nosso CMEI mais uma vez contou com a parceria dos pais/responsáveis de nossas crianças. Dessa vez eles colaboraram na avaliação dos Parâmetros Indicadores de Qualidade (PIQ), que dentre vários objetivos, destacam-se:
- Contribuir para a melhoria das políticas públicas municipais de Educação Infantil.
- Colaborar na construção de uma identidade para a Educação Infantil municipal objetivando melhor qualidade, de modo que, independente da unidade em que se encontrem, as crianças tenham as mesmas oportunidades.
- Reconhecer a gestão democrática como instrumento de efetivação de ações que garantam o direito à educação de qualidade.
- Estabelecer referências a partir de indicadores para a organização de espaços e tempos voltados a ambientes de qualidade para a educação infantil.
- Potencializar as discussões com as famílias que frequentam as instituições sobre a qualidade que se espera na educação e no cuidado das crianças.
- Apoiar o professor e pedagogo no planejamento de espaços e tempos com ações de educação e cuidado voltadas à aprendizagem e ao desenvolvimento infantil.
Ao longo da avaliação foi possível verificar que os participantes opinavam, questionavam e em consenso atribuíam os conceitos a cada critério. Verificamos que nosso CMEI avançou em quesitos que outrora estavam razoavelmente satisfatórios, sendo classificados então como satisfatórios.
Foi uma manhã muito rica em discussões e devolutivas ao trabalho quem vem sendo desenvolvido em nossa Unidade. A seguir, alguns registros da referida manhã destinada à avaliação dos Parâmetros e Indicadores de Qualidade:











Logo após o PIQ, os pais/responsáveis das crianças do CMEI Fani Lerner foram agraciados com o momento organizado por algumas turmas: breve amostra do que foi desenvolvido no Projeto Encantamento ainda no 1º semestre deste ano.








Aproveitamos para enfatizar que a participação dos pais nas atividades propostas a nossas crianças é notória, que a sequência didática "O Homem que amava caixas", da turma M IIIA (dos professores Leila Paula, Marcelo e Siumara), chamou bastante atenção no IX Seminário de Educação Infantil.
A referida sequência oportunizou a atividade do livro “O Homem que Amava Caixas”, aonde foram enviados para casa de uma (por vez) das crianças na sexta-feira, o respectivo livro e um caderno de relatos que devia ser devolvido na segunda-feira. Tal feito visava proporcionar maior aproximação entre pai e filho e para que isso acontecesse, foi solicitado que a figura paterna fizesse a leitura do livro para a criança e sugerisse a ela a confecção de um brinquedo de papelão, que deveria ser construído em parceria entre os dois.
Com o passar de cada semana foi possível deparar-se com relatos e agradecimentos emocionantes. Os brinquedos foram confeccionados com visível dedicação por parte dos pais que às vezes, mesmo morando em casas separadas, esforçavam-se para estar com seus filhos e juntos realizarem a atividade com satisfação, como foi possível ler nos relatos.




žParabéns a todos os envolvidos: equipe CMEI Fani Lerner e comunidade.
Juntos somos mais fortes!!  :)
 

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