No dia 17 de outubro de 2015
nosso CMEI mais uma vez contou com a parceria dos pais/responsáveis de nossas
crianças. Dessa vez eles colaboraram na avaliação dos Parâmetros Indicadores de
Qualidade (PIQ), que dentre vários objetivos, destacam-se:
- Contribuir
para a melhoria das políticas públicas municipais de Educação Infantil.
- Colaborar
na construção de uma identidade para a Educação Infantil municipal objetivando
melhor qualidade, de modo que, independente da unidade em que se encontrem, as
crianças tenham as mesmas oportunidades.
- Reconhecer
a gestão democrática como instrumento de efetivação de ações que garantam o
direito à educação de qualidade.
- Estabelecer
referências a partir de indicadores para a organização de espaços e tempos
voltados a ambientes de qualidade para a educação infantil.
- Potencializar
as discussões com as famílias que frequentam as instituições sobre a qualidade
que se espera na educação e no cuidado das crianças.
- Apoiar
o professor e pedagogo no planejamento de espaços e tempos com ações de educação
e cuidado voltadas à aprendizagem e ao desenvolvimento infantil.
Ao
longo da avaliação foi possível verificar que os participantes opinavam,
questionavam e em consenso atribuíam os conceitos a cada critério. Verificamos
que nosso CMEI avançou em quesitos que outrora estavam razoavelmente satisfatórios,
sendo classificados então como satisfatórios.
Foi uma
manhã muito rica em discussões e devolutivas ao trabalho quem vem sendo
desenvolvido em nossa Unidade. A seguir, alguns registros da referida manhã destinada à avaliação
dos Parâmetros e Indicadores de Qualidade:
Logo após o PIQ, os pais/responsáveis das crianças do CMEI Fani Lerner foram agraciados com o momento organizado por algumas turmas: breve amostra do que foi desenvolvido no Projeto Encantamento ainda no 1º semestre deste ano.
Aproveitamos para enfatizar que a participação dos pais nas atividades propostas a nossas crianças é notória, que a sequência didática "O Homem que amava caixas", da turma M IIIA (dos professores Leila Paula, Marcelo e Siumara), chamou bastante atenção no IX Seminário de Educação Infantil.
A referida sequência oportunizou
a atividade do livro “O Homem que Amava Caixas”, aonde foram enviados para casa
de uma (por vez) das crianças na sexta-feira, o respectivo livro e um caderno
de relatos que devia ser devolvido na segunda-feira. Tal feito visava proporcionar
maior aproximação entre pai e filho e para que isso acontecesse, foi solicitado
que a figura paterna fizesse a leitura do livro para a criança e sugerisse a
ela a confecção de um brinquedo de papelão, que deveria ser construído em
parceria entre os dois.
Com o passar de cada semana foi possível deparar-se com relatos e
agradecimentos emocionantes. Os brinquedos foram confeccionados com visível
dedicação por parte dos pais que às vezes, mesmo morando em casas separadas, esforçavam-se
para estar com seus filhos e juntos realizarem a atividade com satisfação, como
foi possível ler nos relatos.
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