sábado, 25 de maio de 2013

Nossas crianças têm direito a brincadeira

"Brincar para a criança é uma das principais formas de aprender sobre os objetos que estão à sua volta, sobre as pessoas e sobre si próprias. Ao brincar, ela aprende regras que regulam as relações entre as pessoas de seu grupo social e o papel que desempenham. Para entender essas regras e perceber o que compete a cada membro de seu grupo social, como se comportar em cada situação, como expressar os sentimentos e emoções, a criança brinca, imagina, cria e inventa, assimilando e recriando fatos vividos. Quando brinca de faz de conta, a criança subordina os objetos e sua própria ação ao campo do significado, e essa possibilidade caracteriza um avanço no desenvolvimento do pensamento simbólico infantil.
     No CMEI, é importante propor jogos e brincadeiras, considerando os diferentes interesses e necessidades das crianças, para possibilitar que ampliem suas vivências, sua compreensão e elaboração das regras de convivência e autonomia, assim como sua leitura e conhecimento de mundo."
(Parâmetros e indicadores de qualidade na Educação Infantil dos Centros Municipais de Educação Infantil de Curitiba, 2009)

    E com esse intuito os profissionais do nosso CMEI receberam formação continuada na manhã de sábado (25/05), onde puderam rever alguns conceitos e refletir sobre alguns encaminhamentos. O Brincar é o foco desse ano, indicado pelo DEI, sendo assim, buscamos cada vez mais valorizar esse ato tão rico em aprendizagens.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Inserimos essa postagem sobre o brincar no blog do NRE, demonstrando o investimento que estão realizando no foco formativo desse ano!

    ResponderExcluir