O que são?
São as circunstâncias de aprendizagem realizadas regularmente, no transcorrer de todo ano, sem a característica de práticas que se repetem sempre
da mesma forma. Elas ocorrem sistematicamente em determinado momento, de forma que sejam esperadas pelas crianças, marcando um determinado período do dia. Essa constância no cotidiano da educação infantil é adequada à faixa
etária de zero a cinco anos e indispensável às crianças, pois a reapresentação frequente das atividades possibilita que elas construam bases de aprendizagem e se sintam seguras diante da inserção de outras propostas mais elaboradas. A regularidade nas atividades também colabora para o desenvolvimento da autonomia e a construção da identidade das crianças, pois permite que elas antecipem o que irá acontecer e realizem o proposto sem a ajuda do adulto, como, por exemplo, escolher um livro para o momento de leitura, cuidar do próprio corpo, entre outros.
Nas turmas de educação infantil da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, as atividades permanentes podem ocorrer diária ou semanalmente e são as condutoras dos encaminhamentos metodológicos de educadores/professores na medida em que dão sustentação e estruturam a rotina. Assim, a base do desenvolvimento do trabalho educativo com as crianças das turmas de educação infantil são as atividades permanentes e estas precisam estar incluídas no planejamento. As ações que direcionam as atividades permanentes diárias, conforme os Parâmetros e Indicadores de Qualidade para os CMEIs (CURITIBA, 2009), apresentam-se como:
- As crianças participam diariamente de rodas de conversa.
- A leitura é realizada diariamente pelo educador/professor para as crianças.
- As crianças têm a oportunidade diária de desenhar e desenvolver seu percurso gráfico.
- Crianças e adultos participam diariamente de momento de leitura, em que cada um lê o livro de sua preferência.
- As crianças têm à sua disposição, diariamente, no mínimo dois cantos para brincar, cujos brinquedos variam conforme o seu interesse e os objetivos de aprendizagem planejados pelo educador/professor.
da mesma forma. Elas ocorrem sistematicamente em determinado momento, de forma que sejam esperadas pelas crianças, marcando um determinado período do dia. Essa constância no cotidiano da educação infantil é adequada à faixa
etária de zero a cinco anos e indispensável às crianças, pois a reapresentação frequente das atividades possibilita que elas construam bases de aprendizagem e se sintam seguras diante da inserção de outras propostas mais elaboradas. A regularidade nas atividades também colabora para o desenvolvimento da autonomia e a construção da identidade das crianças, pois permite que elas antecipem o que irá acontecer e realizem o proposto sem a ajuda do adulto, como, por exemplo, escolher um livro para o momento de leitura, cuidar do próprio corpo, entre outros.
Nas turmas de educação infantil da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, as atividades permanentes podem ocorrer diária ou semanalmente e são as condutoras dos encaminhamentos metodológicos de educadores/professores na medida em que dão sustentação e estruturam a rotina. Assim, a base do desenvolvimento do trabalho educativo com as crianças das turmas de educação infantil são as atividades permanentes e estas precisam estar incluídas no planejamento. As ações que direcionam as atividades permanentes diárias, conforme os Parâmetros e Indicadores de Qualidade para os CMEIs (CURITIBA, 2009), apresentam-se como:
- As crianças participam diariamente de rodas de conversa.
- A leitura é realizada diariamente pelo educador/professor para as crianças.
- As crianças têm a oportunidade diária de desenhar e desenvolver seu percurso gráfico.
- Crianças e adultos participam diariamente de momento de leitura, em que cada um lê o livro de sua preferência.
- As crianças têm à sua disposição, diariamente, no mínimo dois cantos para brincar, cujos brinquedos variam conforme o seu interesse e os objetivos de aprendizagem planejados pelo educador/professor.
Referenciais de estudo e planejamento/ Modalidades organizativas do tempo didático
Entretanto as atividades permanentes de frequência diária precisam ser planejadas prevendo diferentes formas para sua abordagem e exploração pelas crianças.
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