No dia 25/11 (terça-feira), as crianças das turmas dos prés A e B, foram ao Memorial de Curitiba, para prestigiar os trabalhos realizados por alunos dos CMEIs e Escolas de Curitiba. Muitos trabalhos interessantes estavam expostos no local, o que despertou curiosidades nas crianças e admiração. Se divertiram muito explorando o local e apreciando as obras expostas.
domingo, 30 de novembro de 2014
Projeto família, uma parceria que dá certo!!!
No dia 26/11 a educadora Jacqueline, a pedagoga Gerbina e a mãe Vani, foram ao Centro de Capacitação para compartilhar uma parte do projeto que estão desenvolvendo juntamente com as famílias. O projeto família que tem como objetivo aproximar as famílias do CMEI, onde todos compartilham da responsabilidade de realizar melhorias na unidade, para benefício das crianças. A mãe do Eduardo do Maternal III B, Vani, foi uma grande parceira nesse processo, onde contribuiu com muito empenho para que o parque de pneus se concretizasse. Tivemos algumas contribuições que foram de grande importância, tais como doação de pneus, de tintas, de mão-de-obra de voluntários, enfim, foram várias atitudes de solidariedade. Agradecemos a todos que colaboraram, e as crianças mais ainda!
quarta-feira, 12 de novembro de 2014
Projeto família... mais uma etapa vencida!
Na última sexta-feira (07/11) as famílias foram convidadas as participar de um momento de brincadeiras com seus filhos. O Departamento de Educação Infantil disponibilizou duas profissionais para realizar essa proposta, visando o movimento. As famílias que puderam comparecer se divertiram e as crianças então!? Nem se fale!
segunda-feira, 10 de novembro de 2014
PINTURA COM TINTAS NATURAIS
As profissionais Sandra e Débora da turma do Pré B estão participando do Seminário de Educação Infantil expondo o trabalho realizado com as crianças, com o objetivo de ampliar o conceito na
utilização de materiais diversos na produção visual. A partir de elementos
ofertados pela natureza, as tintas naturais foram criadas sem adição de
produtos químicos. Utilizando ervas aromáticas e condimentos.
Em conversa utilizaram imagens da natureza; dando ênfase as
cores encontradas, como o azul do céu, o verde das plantas e o colorido das
frutas. Após essa etapa as crianças já puderam utilizar o carvão para desenhar
no papel Kraft. O próximo passo foi a observação e exploração dos materiais
trazidos para a confecção das tintas: cravo da índia, açafrão, colorau, entre
outras, para que pudessem conhecer. Exploraram de diversas formas e realizaram
muitos questionamentos. Muitos queriam saber onde poderíamos encontrar aquelas
plantas e se poderiam come–lás. Nessa mesmo momento apresentaram a cenoura e a
beterraba também como produtores de tintas, os quais as crianças já conheciam
bem mais. Iniciaram então o processo de infusão das tintas. Os materiais foram
devidamente separados e preparados um a um. Cada potinho ficou com um produto
descansando na água e as crianças puderam observar ao longo da semana como a
cor da água ficava mais forte a cada dia. O processo de confecção das tintas
foi acompanhado diariamente e com muita atenção pelas crianças; que
apresentaram ansiedade quando a cor da água não mudava muito de um dia para o
outro. Após quinze dias com os materiais em infusão, finalizaram a sequência expondo em um varal os desenhos que as crianças produziram utilizando as tintas.
domingo, 2 de novembro de 2014
Os Gêmeos contagiando a todos!!!
Na turma do Maternal II o trabalho dos Gêmeos tem feito sucesso. Após a educadora Leila ter visitado a exposição dos artistas em um museu em São Paulo, ela resolveu contagiar a todos com sua admiração pelos mesmos. Apresentou um momento cultural aos colegas de trabalho, e alguns trabalhos tem sido realizado com as crianças e que brevemente será apresentado no Seminário da Educação Infantil. As obras abaixo foram baseadas na obra "A ópera da lua".
OSGEMEOS (1974, São Paulo, Brasil), Gustavo e Otávio Pandolfo, sempre trabalharam juntos. Quando crianças, nas ruas do tradicional bairro do Cambuci (SP), desenvolveram um modo distinto de brincar e se comunicar através da arte. Com o apoio da família, e a chegada da cultura Hip Hop no Brasil nos anos 80, OSGEMEOS encontraram uma conexão direta com seu universo mágico e dinâmico e um modo de se comunicar com o público. Exploravam com dedicação e cuidado as diversas técnicas de pintura, desenho e escultura, e tinham as ruas como seu lugar de estudo.
www.osgemeos.com.br
Assinar:
Postagens (Atom)