domingo, 21 de setembro de 2014

Espaço organizado para leitura

Maternal I explorando as diversas possibilidades de leitura
No Hall de entrada todos se deparam com uma tenda de voal, toda preparada para leitura. O espaço é convidativo e aconchegante, o que proporciona mais interesse em ler ou ouvir leituras. Há almofadas, tapete, sofazinhos de caixa de leite, livros pendurados e soltos, enfim, tudo que um bom leitor precisa para se concentrar.
Isabeli realizando sua leitura
Isabeli lendo para a Professora Cristiane




"A leitura é para o intelecto o que o exercício é para o corpo"
 Joseph Addison




 "A leitura nutre a inteligência."
Sêneca

Nadir e Rivânia, entregando mais um sofázinho  de caixa de leite para a tenda da leitura.



As crianças estão adorando esse espaço que foi preparado com muito carinho para elas...

sábado, 13 de setembro de 2014

Sábado de formação continuada...

Hoje tivemos uma manhã de muita aprendizagem. A pedagoga do Núcleo Regional do Pinheirinho, nossa supervisora, esteve presente e nos proporcionou momentos de reflexão, descontração e muitas aprendizagens.
Dando continuidade as formações que os pedagogos Wallace e Gerbina vem realizando no decorrer do ano, no foco "Brincar", iniciamos com uma reflexão sobre o que é "Brincar", e quais brincadeiras cantadas lembramos de nossa infância. Em seguida todos foram convidados a formar uma grande roda para brincar ao som da música "Da abóbora faz melão, do melão faz melância.. faz doce sinhá, faz doce sinhá, faz doce sinhá Maria...", seguindo a coreografia.



 Na sequência, cada grupo se organizou para apresentar uma brincadeira cantada e surpreenderam com o repertório e com as coreografias.

Fui a China lá
Escravos de Jó


 
Escravos de Jó


Mazú, Mazú


... quem ficar com a perna aberta vai fazer xixi...



 Vivenciar práticas que planejamos ou que apenas lembramos, nos fez voltar no tempo e relembrar um pouco de nossa infância, porém nos faz refletir de que formas temos proporcionado essas práticas às nossas crianças.







 Brincar

“É uma das formas mais importantes de estar no mundo e pensar sobre ele.”
Ana C. Carvalho, Silvana Augusto e Carla L. Pereira