segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Acolhimento, rotina e aprendizagem...

As crianças que frequentam o CMEI Fani Lerner tem sido acolhidas nessas últimas semanas, com propostas que fazem relembrar a rotina. E demonstraram estar com saudade, já que ficaram um longo período em casa de férias.




 Rever os amigos, os educadores e professores faz com que se sintam mais seguros e tranquilos para iniciar o ano com mais tranquilidade e energia de sobra.



 O ano só está começando, tem muita coisa boa para acontecer ainda....





‘“O que nos cabe é acolher as pessoas como elas são e ajudá-las no que for preciso para que possam expressar o que têm de melhor”. Este é nosso mais nobre exercício na função de educadores (as), e certamente um desafio que exige de nós profissionalismo, ética, generosidade, humildade e compreensão. Podemos brincar com a palavra acolher, separando-a assim: “a colher”. Nas relações humanas, tudo está “a ser colhido”. Colheremos o que plantarmos. Quanto mais generoso nosso olhar, mais agradáveis serão nossas “colheitas”. (Coleção Proinfantil)

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Iniciando o ano com Semana de estudos pedagógicos

A semana de 03 a 07 de fevereiro marcou o início do ano com muitas reflexões e estudos. O reencontro com colegas de trabalho, as novas amizades que se formam, a ansiedade em receber as crianças. Tudo se mistura gerando expectativas de um ano cheio de aprendizagens e novas descobertas. Os pedagogos Wallace e Gerbina conduziram os estudos permitindo que reflexões fossem feitas à partir de leituras e discussões.






Na terça-feira de manhã nossa equipe pode refletir um pouco mais sobre as práticas de leitura e jogos no NRE/PN, conduzido pelas pedagogas de Educação Infantil. Momentos de integração com o CMEI Palmeiras também fizeram parte desse encontro, fortalecendo as discussões sobre a teoria e a prática.



 Momentos de relaxamento e descontração.




Encerramos a semana com uma visita ao espaço cultural do Portão, onde pudemos conhecer obras de diferentes artistas. A exposição Transfigurações de Paolo Ridolfi sobrepõe acontecimentos através de símbolos e materiais habituais, transfigurando-os e afirmando a potência da continuidade perpétua dos acontecimentos no espaço comum do mundo.   


























Semana produtiva e enriquecedora, cheia de desafios. O ano só está começando, que venham as crianças, nossas inspirações. Estamos preparados para recebê-los, cheios de saudade!


"Todo o dia é ano novo.
Todo dia é ano novo
Entre a lua e as estrelas
num sorriso de criança
no canto dos passarinhos
num olhar, numa esperança..

...
Todo dia é ano novo...portanto...feliz ano novo todo dia!"

Autor desconhecido